terça-feira, 30 de novembro de 2010
O que é Onlay- relato de um caso
Quando o dente perde parte da sua estrutura, seja por uma cárie, fratura, desgaste etc, fazemos uma restauração (obturação). O termo obturação ficou obsoleto, pois, obturar significa apenas tampar e restaurar significa restabelecer a forma, cor e função, deixar mais próximo do natural. Esta restauração pode ser feita diretamente na boca como estamos acostumados a ver. Porém, quando temos áreas mais extensas, podemos recorrer a restaurações indiretas (inlays, onlays e overlays).
Estas restaurações indiretas são feitas sobre um modelo de gesso, que é a cópia fiel da boca e dos dentes do paciente, vide figura. São mais resistentes e copiam melhor a anatomia, pois, podem ser feitas com mais tranquilidade. Longe do paciente, longe da saliva e literalmente com a boca do paciente em nossas mãos.
Uma vez pronta, colamos a restauração o dente do paciente com cimento odontológico.
Caso Clínico
Paciente G.M. procurouo consultório para ver o que fazer após tratrar o canal em outro lugar. Foi instalado um pino de reforço e feito um preparo (foto 1). O paciente foi moldado e foi feito um modelo semelhante ao da foto. Após confeccionada a onlay foi cimentada e o resultado final aparece na foto 2.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário